sábado, 4 de janeiro de 2014

1º Dia - Curitiba a Balneário Camboriu

Antes de iniciar, faço um apelo. Não fiquem com preguiça de ler o texto ao visualizá-lo. Tem gente que só quer ver fotos e, quando se defronta com o tamanho do texto, já desiste de cara. Mesmo porque, esse primeiro dia, não teve muita coisa interessante pra fotografar.

Hoje foi o primeiro dia em cima da moto, mas a partida de São Luis foi ontem. Uma viagem chata, enfadonha e cansativa. Mesmo de avião. Para os motociclistas, na janela do avião, ou até mesmo na do carro, a paisagem passa diferente do que quando estamos pilotando uma moto. Nela, a paisagem é dinâmica e emocionante. Naqueles, é como se estivessemos vendo a paisagem por uma televisão. Apesar de real, não tem o mesmo brilho. Coisa de motociclista. Vai entender.

Além do mais, mesmo muito seguro, andar de avião ainda me deixa tenso. Saí de São Luis 13:50 e só cheguei em Curitiba às 23:00. A conexão seria em Congonhas, apesar de ter descido em Guarulhos. Quatro horas de espera. São Paulo fazia um calor infernal. Achei até que tinha descido em Teresina.

Fui dormir um pouco tarde. Apesar do cansaço, a expectativa da viagem no dia seguinte me deixou ainda rolando um pouco na cama antes de apagar. No dia seguinte, tratei logo de buscar pretinha que, ao me ver, baixou as orelhas e abanou o rabo como um cão que não avista o seu dono há tempos. Estava sujinha, coitada. Dei-lhe um banho, alguns afagos e ficou tudo bem. Pra ser sincero, estava bastante preocupado com o estado como ela chegaria. Ainda tive que conseguir alguém pra guardá-la, pois a transportadora onde ela chegou não abria no sábado e eu só cheguei na sexta, à noite. Abaixo, uma foto com o amigo Roberto que guardou pretinha.

Não me perguntem porque a foto saiu deitada. Girei de tudo quando foi jeito e quando colo aqui ela sai assim. Então vai assim mesmo.

Voltei pro hotel, arrumei os baús, vesti as indumentárias, liguei o GPS e iniciei a viagem. Apesar do GPS me mandar ir pra um lado, fui pra outro, achando que ele tinha dado birolho. Acabei seguindo as placas que diziam ir para Porto Alegre. Como eu vou passar por lá, achei que eu que estava certo. Peguei a BR-116, ao invés da BR-101, pois deveria ir para Balneário Camboriú, onde encontrarei o meu parceiro de viagem.
 
 

Nesta foto, nem legenda eu consegui colocar. Esse blog tá dando birolho ou então é problema de BIOS (Bicho Ignorante Operando Sistema). Foi tirada na porta do hotel, em Curitiba.

Na estrada, uma nuvem cinzenta anunciava que a chuva não tardaria em cair. Depois de trinta minutos de estrada, ela veio. Apesar de fina, dificultava a visibilidade com a formação de uma névoa branca, parecido com uma garoa. Peguei-a de forma mais intensa na descida da serra de Curitiba. Apesar de pista dupla, redobrei a atenção, reduzi a velocidade e segui firme. Um bom teste pra começar. Até chegar a Balneário, foi assim. Cheguei por volta das 17:00, hora local. O hotel que reservei ficava à margem da BR e foi fácil achá-lo. Ainda bem, porque apesar de tê-lo registrado no meu GPS, o dito-cujo apagou ainda na saída de Curitiba. Não sei o que aconteceu, mesmo estando ligado na bateria da moto.

Somente à noite, conheci o Fábio, o amigo que havia contatado pela internet. Parerceu-me um cara legal. Trocamos algumas informações básica e, aos poucos, fomos nos conhecendo. Tem tudo pra ser uma boa viagem. Marcamos em nos encontrar no café da manhã às 06:45 para que possamos sair por volta das 07:30. Pelotas será nossa próxima parada pra dormir.

Amanhã tem mais. Até lá.

3 comentários:

  1. Omar, estamos esperando notícias!
    Espero que esteja tudo bem!
    Grande abraço,
    Sebba

    ResponderExcluir
  2. O VERDADEIRO MOTO-TURISMO MEUS PARABÉNS IRMÃO

    ResponderExcluir
  3. Majuni!!!! cadê vc, seu moço??? Eu e Geovan estamos curtindo com vc essa aventura, mesmo à distância. Quem sabe na próxima estaremos juntos. bjs.Márcia

    ResponderExcluir