segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

13º e 14º Dias - Passeio em El Calafate - 17 e 18/01/2014

No dia seguinte, em El Calafate, tivemos que trocar de hotel, pois no que estávamos só tinha vaga pra um dia. O recepcionista nos ajudou ligando para alguns até que achou um no mesmo padrão. Fizemos a mudança e fomos em direção aos glaciares. Contratamos um passeio que fazia um mini trekking pelas geleiras. Na entrada do parque, tivemos que pagar 90,00 pesos. A estrada segue em volta de um grande lago. De vez em quando, algumas lebres cruzavam o caminho e tínhamos que manter a atenção, também porque a estrada era bastante sinuosa. De longe, começo a perceber uma paisagem branca. Os glaciares se aproximavam. Parecia que uma grande quantidade de mashmelow havia escorrido por entre as montanhas e congelado de repente. Uma vista deslumbrante. Estrondos do gelo caindo na água ecoavam pelo vale. Acho que era a comprovação do efeito estufa. Infelizmente não deu pra ver.

Estava na hora de andar sobre ele. Pegamos um pequeno barco e partimos em sua direção. Ventava um pouco e o frio começava a aumentar. O dia estava perfeito. Um céu azul de brigadeiro compunha com a imensidão branca uma paisagem bela. O sol batia por entre as frestas do gelo e o fazia ficar azulado. Um espetáculo da natureza. Paramos em uma cabana e começamos uma pequena caminhada por um bosque até chegarmos ao gelo. Antes, porém, o guia  nos deu algumas explicações sobre o fenômeno de formação dos glaciais. Pena que eu não entendi quase nada. Mas não importava. A paisagem estava ali para ser admirada. Depois eu pesquiso na Wikipédia.

Calçamos as botas com os esporões próprias para andar no gelo e iniciamos a caminhada. Eu soube que as pessoas bebiam whisky com o gelo dos glaciares e, para não perder a chance, tratamos logo de comprar uma garrafinha, na hipótese de eles não oferecerem por lá. Ao perguntar ao guia sobre este ritual, ele foi logo descartando, dizendo que não se podia mais fazer aquilo. Fiquei decepcionado, mas como estava com a minha garrafinha, iria esperar uma chance e beber escondido. Afinal, whisky com gelo de milhões de anos não é todo dia.

O passeio durou uma hora e meia. Tirei algumas fotos e fia algumas filmagens. Senti-me andando na Antártida. De vez em quando, passávamos por grotas que refletiam um azul deslumbrante provocado pela incidência do sol. Quase ao final do passeio, deparamo-nos com uma bancada onde estavam vários copos e whisky para bebermos com o gelo. Depois compreendi a negativa do guia quando perguntei sobe o ritual. Eles estavam querendo fazer surpresa.

Abaixo, algumas fotos que consegui postar nesse blog. Depois eu conto mais.