quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

11º e 12º Dias - Ushuaia - Rio Gallegos - El Calafate - 15 e 16/01/2014

Depois de conhecermos Ushuaia, tínhamos que partir. Antes, porém, fomos a um irish pub, próximo do hotel, tomar umas cervejas que faz bem pra saúde. Ao entrarmos, deparamo-nos com uma torre de babel. Ingleses, franceses, alemães, argentinos, brasileiros se integravam num malabarismo lingual que não dava pra entender nada. Ao fundo, uma TV ligada passava o filme O Senhor dos Anéis. Se já não bastasse, avisto um senhor de cabelos brancos e longos que em muito lembrava o feiticeiro da saga. Ao seu lado, um jovem de cabelos lisos e compridos lembrava o herói de arco e flecha interpretado por Orlando Bloom. Parecia que estávamos nas Terras Médias. Tomamos umas três canecas de choop, cada um, e fomos dormir. Precisávamos acordar cedo.

De manhã, lá fora, o vento uivava por entre as folhas das árvores anunciando que pegaríamos frio na estrada. As montanhas com seus picos com neve permanente estavam cobertas por uma névoa branca. O tempo estava fechado e o vento frio soprava toda a humidade da montanha fazendo cair gotículas de água. Parecia que por lá nevava. Arrumamos as coisas e partimos. A estrada serpenteava por entre montanhas e vales. Alguns lagos e encostas íngrimes davam-nos a certeza de que estávamos nas terras do Senhor dos Anéis. Mais à frente, avisto uma placa que diz: Terra Média. Que coincidências!

Pegamos a estrada. No portal de entrada da cidade, paramos mais uma vez para tirar fotos. Mais à frente, uma chuva fina começou a cair, formando gotículas que deslizavam na viseira do capacete. Parecia que estava a olhar uma janela de vidro em uma cabana nas montanhas. Um dia frio, um bom lugar pra ler um livro....Deve ter sido numa situação assim que o poeta se inspirou. O frio era suportável. As roupas tipo segunda pele que eu usava ajudavam bastante. Depois eu soube pelo Fábio que o termômetro de sua moto acusava 2º. Por pouco não pegamos neve na estrada. Depois de uns trinta minutos, as nuvens se dissiparam e o tempo melhorou.

Pegamos o rípio novamente, mas desta vez mais destemidos. Chegamos na primeira aduana Argentina-Chile, em San Sebastian, e mais oito quilômetros depois na aduana Chile-Argentina. Perdemos cerca de quarenta minutos nas duas. Atravessamos o Estreito de Magalhães, mas desta vez não nos cobraram passagem. Encontramos um canadense numa BMW F-800 que já estava voltando de Ushuaia e indo para Buenos Aires pegar o avião, depois de ter vindo do Canadá de moto, percorrendo um total de 29.000 km. Preparamo-nos psicologicamente pra enfrentar a aduana na qual perdemos três horas na vinda. Ainda bem que a fila estava menor e não perdemos tanto tempo assim.

Estávamos dentro do nosso horário programado para chegar a Rio Gallegos, onde pernoitamos. Como as motos estavam sujas devido o rípio, tratamos logo de procurar um lavadero para dar um trato nas máquinas. Compramos algumas fichas e nós mesmos as lavamos. Rapidamente encontramos um hotel BBB. Á noite, fomos comer uma truta em um restaurante inglês, onde encontramos uma turma de brasileiros com algumas esposas que estavam indo para Ushuaia.

No dia seguinte, tomamos o desajuno e partimos rumo a El Calafate. Antes, porém, tivemos a ideia de fazermos uma reserva no Booking, o que nos garantiu uma vaga em um hotel sem ter que ficar procurando a esmo. Apesar de termos visto previsão de chuva, o tempo nublado logo melhorou. A paisagem até El calafate é, em quase todo o seu percurso, formado por campos de uma vegetação rasteira e cinzenta. Ás margens da estrada, no entanto, uma vegetação mais verdejante formado por pequenas flores brancas a deixavam mais bonita. Depois de algumas horas, avisto uma nuvem de chuva que já se precipitava. Felizmente, a estrada nos conduzia para longe da nuvem e só pegamos um pouco de asfalto molhado. Chegamos a El Calafate por volta de 12:30, depois de percorrermos 300 km.

A cidade é bem pequena e está cheia de turistas. Há uma rua principal do comércio onde perambulam
pessoas de um lado pra outro à procura do que comprar. Achamos as coisas um tanto caras e não compramos nada. Instalamo-nos no hotel e perguntamos sobre o passeio aos glaciares. Escolhemos uma que faz um trekking sobre o gelo. Vamos lá amanhã de manhã. Vou tirar fotos e tentar postar aqui. Se não der, ponho no facebook.